.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 Horas

Guia Turístico

Guia Turístico de Piratininga


Bem vindos a Piratininga!

Cidade do bem viver!



Localizada a 338 km da capital, no centro do Estado de São Paulo, na Região Turística do Coração Paulista, Piratininga sonhou por décadas com a qualificação de município turístico.

Em 2018, finalmente, esta cidade da região de Bauru conquistou a classificação de MIT – Município de Interesse Turístico, justo reconhecimento à sua vocação e ao seu potencial para o turismo.

Grande produtora de café e algodão no passado, Piratininga foi cotada para ser capital do Estado de São Paulo no início da década de 1980, mesma época em que sondagens por busca de petróleo encontraram água salobra termal em seu subsolo. Este fato extraordinário deu origem a um famoso complexo de lazer que oferece como principal atrativo banhos e diversão em suas águas termais.

Mas as atrações do Município não se resumem às suas águas termais. Piratininga possui atrativos rurais com foco na pesca, na recreação e no lazer para crianças, no conhecimento da história do café e das ciências, nos eventos e nas vivências em contato com a natureza. Em maio, em comemoração ao aniversário da cidade, a tranquilidade dá lugar à emocionante Festa do Peão, um dos maiores eventos do gênero na região que promove competições em rodeio e grandes espetáculos da música sertaneja. Em Piratininga também é realizada uma tradicional cavalgada, evento que reúne centenas de cavaleiros e cavaleiras e onde é servido o tradicional arroz de barranco.

Piratininga é lugar ideal também para a compra de linhas e artigos confeccionados em linha, tais como tapetes, toalhas e mantas, destino certo para saborear doces populares e artesanais tais como o doce de leite e o pé de moça, uma especialidade desta terra.

O seu ambiente tranquilo conserva belo casario histórico em trechos com ruas de paralelepípedo. As ruas e quadras de seu Centro Histórico reproduzem o mesmo desenho urbanístico do centro da capital paulista, quando ainda se chamava São Paulo de Piratininga. O Município acolhe ainda um spa, um mosteiro e belas igrejas, locais ideais para momentos para cuidados com o corpo e a alma. Possui grande quantidade de chácaras de lazer, segundas residências e condomínios fechados, características que realçam uma atmosfera agradável de bem viver e qualidade de vida a apenas 10 minutos de Bauru.

Atualmente, Piratininga se aprimora para receber ainda mais – e melhor – turistas de todas as regiões do Estado de São Paulo que buscam lazer, contato com a natureza, a tranquilidade e o bem viver típicos do interior paulista.


Localização


Bauru 19 km
Jaú 68 km
Botucatu 103 km
Marília 103 km
Ourinhos 107 km
Araraquara 134 km
Assis 171 km
Ribeirão Preto 216 km
Londrina 269 km
Campinhas 275 km
Presidente Prudente 276 km
São Paulo 338 km


Mapa Setorização do Turismo em Piratininga

Os atrativos e pontos turísticos piratininganos estão concentrados nos setores Centro Histórico e Entorno, Setor Ecológico Rural e Setor Bem Viver.



O Setor Centro Histórico e Entorno concentra prédios históricos, praças, monumentos e as construções mais antigas da cidade e estende-se à região do Recinto de Exposições.

No Setor Ecológico Rural estão atrativos rurais, espaços de recreação, estudos e vivências na natureza, além de concentrar serras e serrotes e o Rio Batalha, lendário curso d’água da região, importante afluente do Rio Tietê e rio responsável por abastecer 40% da vizinho cidade de Bauru, importante centro regional paulista.

No Setor Bem Viver localiza-se o balneário de águas termais, spa, campo de golfe, chácaras de lazer e grande parte dos condomínios residenciais de Piratininga.


.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Município de Interesse Turístico de Piratininga - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.