.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 Horas

Plano de Contratações Anual

Página

Além dos instrumentos de planejamento já mencionados, é importante destacar a relevância do Plano de Contratações Anual (PCA), previsto na Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei Federal Nº. 14.133/2021). O PCA é um documento que tem como objetivo planejar e organizar as contratações públicas a serem realizadas ao longo do ano pelo poder público municipal.

 

O PCA estabelece as necessidades e as prioridades de contratação da administração pública, levando em consideração as demandas e os recursos disponíveis. Ele ajuda a evitar improvisações e a promover a eficiência na execução das políticas públicas, além de contribuir para a transparência e a previsibilidade das contratações, garantindo uma gestão mais responsável e eficaz dos recursos públicos.

 

No contexto do planejamento público municipal, é fundamental ressaltar a importância da participação popular. As audiências públicas são mecanismos de participação que permitem à sociedade civil acompanhar e contribuir para a elaboração e a revisão dos instrumentos de planejamento, como o PPA, a LDO, a LOA e o PCA.

 

As audiências públicas proporcionam um espaço democrático para que os cidadãos possam expressar suas opiniões, apresentar propostas e questionar as decisões relacionadas ao planejamento público municipal. Essa participação direta dos cidadãos contribui para a construção de políticas mais alinhadas com as reais necessidades da população, além de promover a transparência e a accountability na gestão pública.

 

Outra forma de participação popular que merece destaque é o Orçamento Participativo (OP). O OP é um mecanismo que permite que os cidadãos influenciem diretamente na definição das prioridades de investimento e na destinação dos recursos públicos. Por meio de assembleias, fóruns e consultas públicas, a população tem a oportunidade de propor e decidir sobre os projetos e as ações a serem incluídos no orçamento municipal.

 

O Orçamento Participativo fortalece a relação entre governo e sociedade, estimula o controle social e amplia a participação cidadã na gestão pública. Ao envolver os cidadãos nas decisões sobre o orçamento, promove-se a inclusão, a equidade e a transparência na alocação de recursos, garantindo que as políticas públicas atendam às demandas reais da população.

 

Na nossa página, você encontrará informações relevantes sobre o Plano de Contratações Anual, a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, bem como a importância das audiências públicas e do Orçamento Participativo. Estamos empenhados em fornecer orientações e recursos que possam auxiliá-lo a compreender e participar ativamente do processo de planejamento público municipal.

Documentos

Documentos

PLANO DE CONTRATAÇÕES ANUAL - 2024 - 29/09/2023

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Município de Interesse Turístico de Piratininga - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.