Segurança Pública - Terça-feira, 04 de Maio de 2021

OPERAÇÃO PIRACOPOS: CONTRA A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS A MENORES

Várias denúncias, feitas ao Poder Público Municipal, davam conta de que, moradores de uma residência, que funcionava sem Alvará, próxima ao Paço Municipal, estariam vendendo, aleatoriamente, bebidas alcoólicas para adolescentes, o famoso “copão”. Trata-se de mistura de energético, aguardente (corote), whisky e refrigerante, em proporções desconhecidas, muito conhecido devido ao baixo preço, que eram vendidos, sem os cuidados essências de higiene, através de uma das janelas da casa, onde, os adolescentes se aglomeravam, enquanto a bebida era preparada. Uma das denúncias, dava conta de que estariam adicionando porcentagem de etanol nos copos (não confirmado). Ante à gravidade da denúncia, na semana passada, houve reunião entre o Comando da Polícia Militar e o Poder Público Municipal para tratarem dos detalhes da Operação Policial, efetivada das 18 às 23:45h, de sexta-feira, 30/04. Câmeras de segurança captaram imagens do comércio ilegal, sendo confirmado que as vendas eram feitas indistintamente, sem apresentação de documento de identidade pelos fregueses. Também, constatou-se que, a maioria dos “clientes” eram da faixa etária de 14 a 17 anos.

Desta forma, por volta das 22:00h, do dia 30/04, as equipes da Polícia Militar cercaram o local, surpreendendo 4 menores que portavam “copões” da mistura de teor alcoólico, adquiridos junto aos moradores da residência denunciada. Dois jovens foram conduzidos à Central de Polícia Judiciária, em Bauru, onde foi elaborado Boletim de Ocorrência para posterior avaliação da Delegacia de Polícia Civil de Piratininga e, em decorrência, Ministério Público. Nada semelhante a etanol foi localizado. A Polícia Científica esteve no local e colheu amostras de bebidas para análise e elaboração de laudo pericial.

Os policiais fizeram buscas dentro da casa e encontraram grande estoque de whisky, energéticos, aguardente (corote), refrigerantes e cervejas, acondicionados em geladeiras e freezer, além de copos plásticos vazios, dentro de caixas de papelão. Outros copos plásticos eram mantidos sobre a mesa, já com parte da mistura, para facilitar o atendimento ao público.

Recentemente, o local denunciado foi fiscalizado por equipe da Vigilância Sanitária e autuado por funcionar em desacordo com a lei vigente. Naquela ocasião, os fiscais foram desacatados pelos proprietários. Ao receber a autuação, a denunciada amassou o documento que foi jogado ao chão, em reprovação, à presença dos fiscais. Naquela ocasião, o fato foi registrado junto ao Distrito Policial de Piratininga. Outros locais que também atuam no comércio de bebidas manufaturadas (copão) continuarão a ser fiscalizados pelas equipes da Vigilância Sanitária.

Por uma Piratininga melhor para todos!